FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Authors

  • Helena Machado de Paula Albuquerque
  • Celia Maria Haas
  • Regina Magna Bonifácio Araujo

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados conclusivos da primeira etapa de uma investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas. A pesquisa, com abordagem bibliográfica documental, qualitativa, compreendeu duas etapas: uma, de investigação documental, e outra, empírica, que teve como objetivo investigar o significado de ser pedagogo pelos concluintes do Curso de Pedagogia, após a mudança do projeto pedagógico para atendimento das novas diretrizes curriculares nacionais. Contou com o aporte teórico de Gimeno Sacristán, Albuquerque, Lima, Saviani e outros. Os dados evidenciam a importância e o compromisso das instituições investigadas com a formação inicial dos professores e os projetos pedagógicos apresentam semelhanças no aspecto legal e, ao mesmo tempo, diferenças e características próprias decorrentes das condições internas e locais de cada instituição.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helena Machado de Paula Albuquerque

Celia Maria Haas

Regina Magna Bonifácio Araujo

How to Cite

ALBUQUERQUE, Helena Machado de Paula; HAAS, Celia Maria; ARAUJO, Regina Magna Bonifácio. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/699. Acesso em: 6 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos