CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE COMENTÁRIOS NARRATIVOS NO BLOG PAPO DE AMIGA DA REVISTA CAPRICHO
Abstract
Este trabalho analisa como as adolescentes, diante de uma postagem que retrata temas familiares, produzem textos narrativos visando relatar uma vivência semelhante à da postagem. Pretendeu-se, assim, analisar se os comentários publicados no Blog Papo de Amiga, da Revista Capricho, são produções coerentes e quais estratégias linguísticas foram utilizadas para construir as narrativas: se ha predominância ou não do Internetês, se e quais elementos coesivos foram empregados e se retomam outros dizeres (intertextualidade e polifonia), entre outros. Por meio da análise realizada constatou-se que os relatos de experiência vivida são, realmente, textos dotados de sentido, uma vez que, não só atendem às determinações do contexto de interação, mas, igualmente, aos propósitos comunicativos das produtoras. Nesse sentido, defende-se a utilização do blog como uma ferramenta auxiliar e potencializadora para o ensino e aprendizagem da produção textual.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .