DOM CASMURRO E A FORMAÇÃO SUPERIOR EM DIREITO NO BRASIL NO SÉCULO XIX
Abstract
Este artigo analisa a formação superior em Direito, durante o século XIX, no Brasil, por meio do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. No período histórico selecionado, os cursos de Direito conferiam distinção social aos membros da elite que os frequentavam, atingindo predominância entre os outros cursos superiores e formando os quadros governantes do país. Neste estudo foram encontradas características da formação em Direito em Dom Casmurro, tais como a busca de prestígio social, a cultura humanística e a retórica bastante sofisticada e desvinculada da realidade material do país, que reforçava a opressão da classe aristocrática.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .