Relação Família e Escola e Práticas de Letramento: Discutindo Possibilidades
Abstract
Esta pesquisa pauta-se em investigar as práticas de letramento presentes em meios populares. Temos como objetivo neste trabalho refletir sobre as relações entre família e escola e de que forma as práticas letradas desenvolvidas pelas famílias investigadas interferem em suas relações com a instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que tem como sujeito um grupo de dezessete mães e trinta e duas crianças moradoras de um bairro de periferia da cidade de Três Lagoas - MS. Utiliza-se como fonte de coletas de dados: a) entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos; b) registros em vídeo; c) observação das residências dos sujeitos; d) questionários. Tendo em vista ser a escola uma instituição estruturada em bases escriturárias, os dados até agora analisados nos levam a discutir o papel das práticas letradas desenvolvidas na família como importantes para a compreensão das relações estabelecidas entre essas e a instituição escolar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .