A Implantação do Programa Universidade para todos no Âmbito das Políticas de Acesso e Permanência
Resumen
Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior – GEPPES, vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. O foco de análise consistiu em identificar e analisar o processo de implantação/ implementação do Programa Universidade Para Todos – ProUni no período de 2004 a 2008. São apresentadas as principais características do Programa, que se insere nas políticas de educação superior de acesso e permanência de jovens excluídos desse nível de ensino. Delineia, brevemente, além dos critérios de elegibilidade do ProUni, as alterações que ocorreram nas IES que adotaram esse Programa. Inclui algumas críticas, contrárias e favoráveis ao ProUni, que foram veiculadas em jornais e em publicações científicas, abordando de que maneira o Programa Universidade Para Todos atingiu a população brasileira, em especial os estudantes da educação superior.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .