Hannah Arendt e a dimensão educativa da tradição na condição humana
Resumen
A educação se apresenta na modernidade através de uma concepção negativa da tradição. Neste modelo de educação, a tradição aparece recusada e seus fundamentos passaram a ser concebidos com o apelo ao mundo físico de uma sociedade na qual triunfa a informatização. As relações entre a tradição e a educação, na modernidade, são de tal modo plurais e constantes que não se trata aqui senão de colocar, em forma de ensaio, alguns elementos de reflexão a partir de uma caracterização global de sua condição na sociedade moderna, sob a ótica de Hannah Arendt. Para autora, os fundamentos positivos da tradição apresentam-se, na condição moderna, como possibilidade de um olhar investigativo sobre as questões do presente e do passado, e como das maneiras de continuarmos a ter capacidade de enfrentar as artimanhas de um futuro sempre incerto e, ao mesmo tempo, sempre incessantemente por fazer. Após uma breve apresentação das mudanças identificáveis na significação da tradição na condição moderna, a exposição se concentra na consideração da vida social na modernidade e no grau de tolerência induzido em relação à tradição pelos novos modelos de educação. Em seguida, duas problemáticas diferentes reterão brevemente a atenção: a existência de fundamentos contrastados de exposição à tradição; e a apresentação de alguns princípios institucionais ou não referentes à educação que poderiam favorecer a busca de seus significados e aceitação.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .