Transformações Históricas do Processo de Trabalho Docente

Autores/as

  • Samira Saad Pulchério Lancillotti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumen

O presente estudo tem por objeto a análise da constituição histórica do processo de trabalho docente, desde a transição do feudalismo para o capitalismo, até a contemporaneidade. O objetivo principal é apreender os impactos das transformações materiais da sociedade sobre o processo e a natureza do trabalho docente. As fontes da pesquisa são algumas das propostas educacionais mais desenvolvidas de cada tempo histórico, expressas em obras clássicas, e na produção historiográfica da área. Também são tomados para estudo textos clássicos da economia política e da administração científica. O referencial teórico metodológico é a ciência da história tal como concebida por Marx e Engels, a discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista acerca da categoria trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-09-14

Cómo citar

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Transformações Históricas do Processo de Trabalho Docente. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/179. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos