A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS CONCEPÇÕES PEGAGÓGICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores/as

  • Daniela F. Viduani Sopran Gil
  • Ruth Pavan

Resumen

O artigo procura compreender o processo de construção das concepções pedagógicas presentes na educação superior, pois a forma como entendemos a educação superior nos dias atuais está profundamente marcada pela história do que nos fez pessoas e profissionais da Educação Superior. Inicia-se com a concepção jesuítica, perpassando-se a pedagogia positivista e tecnocrática e finalizando com a pedagogia crítica e pedagogia universitária. Apesar de cada período histórico ter a sua concepção pedagógica dominante e de muitas dessas concepções terem sido e serem criticadas pela pedagogia crítica e universitária, concluímos que as concepções pedagógicas existentes na educação superior de hoje carregam as marcas das pedagogias construídas ao longo da história da educação brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

GIL, Daniela F. Viduani Sopran; PAVAN, Ruth. A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS CONCEPÇÕES PEGAGÓGICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2014. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1800. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos