AS CONCEPÇÕES E SABERES DE ACADÊMICAS-PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
Resumen
O trabalho ora apresentado é parte integrante de um projeto de pesquisa que visa investigar a relação entre os saberes trabalhados no curso de Pedagogia, de uma Universidade pública do Paraná e os saberes da ação docente de professoras da Educação Infantil, em processo de formação no curso citado. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso etnográfico numa abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, observações da prática pedagógica das acadêmicas e entrevistas, com o intuito de diagnosticar quais seriam os saberes necessários para a atuação docente na Educação Infantil. O trabalho educativo nessa fase requer a integração indissociável entre o educar e o cuidar, objetivo primordial da Educação Infantil, a fim de proporcionar a formação da criança em seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, culturais, psicológicos, éticos e estéticos. Assim, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas, saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais, considerando a fase de desenvolvimento e a livre-expressão das crianças. Nesse sentido, pretende-se apresentar o curso de formação como lócus de reflexão e pesquisa sobre os saberes e fazeres docentes na e da Educação Infantil.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .