Estudo sobre a formação docente na perspectiva dos formandos do Curso de Ciências Biológicas

Autores/as

  • Susana Soares Tozetto
  • Flavia Martinez

Resumen

O estudo analisa a concepção dos alunos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG sobre  a sua concepção sobre formação docente. A pesquisa fundamenta-se  na seguinte questão norteadora: investigar o que os alunos do curso de ciências biológicas compreendem por formação docente. Foi construído um questionário semi-estruturado para coleta de dados e para a análise utilizamos as categorizações da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os acadêmicos não compreendem as disciplinas pedagógicas como parte integrante do processo de formação para a docência e apresentam uma concepção de formação de professores apregoada pelo senso comum, que para ser professor não é necessário um conjunto de saberes específicos à docência. A pesquisa ainda apontou que a prevalência das disciplinas específicas sobre as disciplinas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

TOZETTO, Susana Soares; MARTINEZ, Flavia. Estudo sobre a formação docente na perspectiva dos formandos do Curso de Ciências Biológicas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1953. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos