Educação e sustentbilidade socioambiental no Estado do Acre na Amazônia brasileira

Autores/as

  • Heitor Queiroz Medeiros
  • Michèle Sato

Resumen

Este trabalho se propõe a entender o processo de construção do ideário dos povos da floresta, principalmente dos seringueiros da Amazônia Acreana, capitaneados pelo olhar e liderança de seu líder Chico Mendes. A história de luta de seu povo para sua inserção ao território brasileiro, bem como um aprofundamento do processo de lutas dos seringueiros e povos indígenas em suas florestas é o fio condutor para a compreensão do modo de vida do Acre. Esse mergulhar possibilitou um entendimento de que a luta dos povos da floresta acontece em sua plenitude prenhe de um teor educativo ambiental intrínseco em suas ações radicais, como os “empates”. A luta socioambiental dos povos da floresta vem a ser um processo educativo contínuo, permanente e em contato direto com a floresta amazônica, laboratório de vivência e práticas desse povo simples e de uma sabedoria ímpar.

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Cómo citar

MEDEIROS, Heitor Queiroz; SATO, Michèle. Educação e sustentbilidade socioambiental no Estado do Acre na Amazônia brasileira. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1958. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos