CIÊNCIA E POESIA EM DIÁLOGO: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Antonio Almeida Silva
  • Marcos Antonio dos Santos Reigota

Resumen

O presente trabalho propõe estabelecer diálogos entre as ciências e a arte. Para esse diálogo, recorremos aos poemas de Manoel de Barros e aos textos de Newton Aquiles von Zuben. As primeiras nos direcionam a uma ciência mais próxima do ser, utilizando-se das inutilidades, das coisas insignificantes, dos andarilhos. Tudo que a sociedade ignora e despreza serve para poesia. O segundo, sobretudo pela obra Bioética e Tecnociências, remete a intensas reflexões de cunho filosófico, assaz argumentativo sobre a técnica e a operatividade da ciência. Neste trabalho, a educação ambiental é vista como espaço para que se construam diálogos entre a poesia e as ciências, de modo a direcionar o homem e mulher à edificação de uma ciência não só pela técnica, mas pela ética e estética, na razão dialógica, na alteridade, com vistas à construção de outras formas de saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-04

Cómo citar

SILVA, Antonio Almeida; REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. CIÊNCIA E POESIA EM DIÁLOGO: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/196. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos