SOCIOLOGIA E LITERATURA: ENTRE A CIDADE E A CIDADE ILHADA
Resumen
Vincular a cidade à
Cidade Ilhada de Milton Hatoum, livro de contos cujo universo é Manaus, é exercitar um trabalho fronteiriço, com vistas a revelar como Sociologia e Literatura fundem-se. No caso, a cidade como cenário por excelência da Literatura e a Sociologia como meio pelo qual a cidade se arma e se mostra. Enquanto como a Sociologia grifa no livro-cidade recorrências, simetrias, ambiguidades, hipóteses... a Literatura propõe na cidade-livro, acionar espaços e temporalidades, experimentando uma vertigem entre a ficção e nãoficção, entre o vazio volumétrico e o empilhar de horizontes, sabendo que não devemos confundir a cidade com o discurso que a representa. Sabendo, ao mesmo tempo, que “para onde vou, Manaus me persegue”.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .