PROVA BRASIL/SAEB-MATEMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE, MS: CONTEXTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
Resumen
O artigo resulta de pesquisa vinculada ao Programa “Observatório da Educação”, com foco nas avaliações em matemática/Prova Brasil/SAEB, no contexto, nas concepções e nos impactos destas nas práticas dos professores. Por meio de informações obtidas da Secretaria de Educação do município de Campo Grande e da base de dados do INEP, bem como de entrevistas com os professores
que participaram desse processo, verificou-se que estes, em geral, enfrentam dificuldades diversas em relação ao ensino de matemática (despreparo em relação a determinados conteúdos, desinteresse dos alunos e dos pais, falta de apoio da escola, entre outras) que podem refletir na média obtida nos exames. Os professores declaram conhecer superficialmente a estruturação dessas avaliações nacionais, mas afirmam que estas influenciam a escolha de conteúdos de ensino e a preparação (treinamento) de seus alunos para participação desse processo avaliativo.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .