A formação de professores no contexto da escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial

Autores/as

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Giselle L. Schmidel Kautsky
  • Edson Pantaleão

Resumen

Sistematizamos reflexões decorrentes da primeira etapa de uma pesquisa que objetivou analisar uma formação continuada, envolvendo professores que atuavam com estudantes público-alvo da educação especial no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa-formação. Os dados foram coletados por meio de questionário e de registros em diário de campo. Sustentamos nossas análises nos pressupostos da sociologia figuracional, elaborada por Norbert Elias. Os resultados evidenciam que a prática cotidiana das escolas é marcada por questões objetivas que dificultam o trabalho docente. Assim, a formação docente precisa constituir como convite à reflexão sobre a escola, sua política interna e o seu funcionamento. Também observamos que, embora os professores não devam restringir suas práticas aos conhecimentos específicos, nos espaços de formação docente, o acesso a orientações acerca do uso de tecnologias e de metodologias que qualifiquem e potencializem a aprendizagem dos estudantes com deficiência é absolutamente pertinente.

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Publicado

2015-12-18

Cómo citar

SOBRINHO, Reginaldo Célio; KAUTSKY, Giselle L. Schmidel; PANTALEÃO, Edson. A formação de professores no contexto da escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/2396. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade