Quando a quantidade pode não ser qualidade: uma relação entre a psicologia do desenvolvimento de Wallon e a organização do tempo escolar

Autores/as

  • Soraya Vieira Santos

Resumen

Este texto apresenta algumas considerações acerca do tempo na escola tendo como base primordialmente o Plano Langevin-Wallon (1947) e alguns pontos centrais da psicologia do desenvolvimento humano de Henri Wallon (1879-1962). Por meio de estudo teórico, objetivou-se refletir sobre as contribuições de Wallon no sentido de problematizar questões atuais como, por exemplo, a ampliação da jornada escolar. Conclui-se que a defesa pelo aumento do tempo de permanência dos alunos na escola possui, nos pressupostos deste autor, compreensão divergente da veiculada contemporaneamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-18

Cómo citar

SANTOS, Soraya Vieira. Quando a quantidade pode não ser qualidade: uma relação entre a psicologia do desenvolvimento de Wallon e a organização do tempo escolar. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/2400. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade