Os primeiros anos do Instituto Borges de Artes e Ofícios
Resumen
Este artigo trata da fundação de uma escola profissional gratuita para jovens pobres na cidade de Itu a partir da doação de significativa quantia do português Joaquim Bernardo Borges à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia local. Em testamento, o doador impôs a Irmandade à construção e administração perpétua do Instituto Borges de Artes e Ofícios. O objetivo é resgatar a história dos primeiros anos da escola, considerando os anseios da população ituana, as imposições testamentárias do doador e as decisões da Misericórdia. Verificar a formação oferecida, o público atendido e apurar se o legado de Joaquim Bernardo Borges foi cumprido.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .