Conhecendo a licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE:
aspectos da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p111-126Resumen
Nossa intenção com este trabalho é conhecer os aspectos históricos da formação de professores na L.A – Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da leitura crítica do Projeto Político Pedagógico. Nosso objetivo principal foi conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE e as concepções dos atores envolvidos nesse processo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando fontes de investigação, legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos produzidos sobre tal temática no Brasil. Neste trabalho conhecemos as bases históricas da educação agrícola na UFRPE, em especial, a formação de professores, a constituição da Licenciatura em Ciências Agrícolas e suas demandas de atendimento às Escolas Agrícolas do nordeste brasileiro. Concluímos que a L.A pode estimular a produção de leituras e reflexões que contemplem a formação de educadores/as, respeito às diferenças, valorização da identidade cultural dos sujeitos, individuais e coletivos, através de uma educação inclusiva, questionadora e democrática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .