Conhecendo a licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE:

aspectos da formação de professores

Autores/as

  • Ramofly Bicalho Santos UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ozias Henrique Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p111-126

Resumen

Nossa intenção com este trabalho é conhecer os aspectos históricos da formação de professores na L.A – Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da leitura crítica do Projeto Político Pedagógico. Nosso objetivo principal foi conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE e as concepções dos atores envolvidos nesse processo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando fontes de investigação, legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos produzidos sobre tal temática no Brasil. Neste trabalho conhecemos as bases históricas da educação agrícola na UFRPE, em especial, a formação de professores, a constituição da Licenciatura em Ciências Agrícolas e suas demandas de atendimento às Escolas Agrícolas do nordeste brasileiro. Concluímos que a L.A pode estimular a produção de leituras e reflexões que contemplem a formação de educadores/as, respeito às diferenças, valorização da identidade cultural dos sujeitos, individuais e coletivos, através de uma educação inclusiva, questionadora e democrática.

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Biografía del autor/a

Ramofly Bicalho Santos, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Atualmente, coordeno a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Sou docente no PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Atuo com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Ozias Henrique Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Técnico-Administrativo em Educação na UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Educação pelo PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

SANTOS, Ramofly Bicalho; SANTOS, Ozias Henrique. Conhecendo a licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE:: aspectos da formação de professores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p111-126. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/2466. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos