Avaliação em larga escala e trabalho docente:
da lógica eficientista à lógica contrarregulatória
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p417-436Resumen
Nos últimos anos, intensificou-se, na busca da qualidade, o uso da avaliação em larga escala na educação brasileira. São gerados, na escola e no trabalho docente, efeitos diversos. Discutir as implicações destas avaliações no trabalho docente é objetivo deste artigo. A pesquisa realizou-se em escolas de duas redes municipais da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Buscou-se investigar os sentidos e efeitos que os resultados das avaliações externas, na educação básica, provocam no trabalho docente, a partir das vozes de gestores e de professores. Entrevistas semiestruturadas feitas com gestores e professores participantes direcionaram nossas análises. Identificou-se processo de intensificação do trabalho docente, responsabilização dos profissionais e traços de sua desqualificação. Há, porém, indícios de alternativas ancoradas no conceito de qualidade negociada e responsabilização alternativa como caminhos de contrarregulação.
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