O cinema: redes de prazeres e aprendizagens em imagenssons móveis
Resumen
O cinema está no nosso dia a dia; “é a maior diversão”. É também lócus de aprendizagens e de estranhamentos, de nós e do mundo. Seu uso consagrado em espaços educativos é colonizado pela ideia de ensino precedendo a aprendizagem, reforçando aspectos da racionalidade instrumental em detrimento de outras, marginalizadas pelo pensamento hegemônico, mas seu imenso potencial educativo vai além de sua utilização hegemônica como “lição” ou bem cultural. O texto defende, a partir de nossas experiências com o cinema, a compreensão das aprendizagens como processos cotidianos de enredamento, imprevisíveis e únicos, de informações, conhecimentos e experiências. Apostamos na exploração dos usos singulares desse fenômeno estético e do que ele provoca, pensando-o a partir da emoção, do sensível e da presença.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .