Rastros de memórias das práticas disciplinares instituídas no Colégio Pedro II:
um olhar para o livro de ocorrência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p29-46Resumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas disciplinares instituídas aos discentes do Colégio Pedro II, no período em que essa instituição modelar de ensino foi fundada (1837). Será utilizado, para essa pesquisa, o primeiro livro de ocorrência disciplinar, datado de 1858, finalizando em 1859. Pretendemos responder a seguinte questão: de que maneira a disciplina imposta no Colégio Pedro II estava de acordo com a normatização de condutas que deveriam ser seguidas como regras para a boa convivência no ambiente escolar? Assim, incutir formas civilizadas de conduta pessoal e moral faziam parte de uma cultura escolar e, por essa razão, buscamos compreender as práticas disciplinares utilizadas no Colégio Pedro II que visavam formar “o bom cidadão”. Tal pesquisa permitirá alargar os conhecimentos acerca do cotidiano escolar daquela instituição de ensino, além de contribuir para a memória institucional e para a pesquisa em história da educação.
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