Os parques infantis de Ribeirão Preto:
um pouco de sua história contada por relatos e documentos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p307-327Resumen
A história dos parques infantis em Ribeirão Preto remonta a um modelo originado em São Paulo nos anos 1930. Na década de 1980, os parques infantis de Ribeirão Preto foram incorporados à sua rede municipal, deixando poucos sinais de sua existência. Para reconstruir tal história, este artigo utiliza documentos oficiais para apontar a origem dos parques da cidade e entrevistas com professoras para conhecer o início, a organização e o cotidiano das atividades parqueanas. Os parques de Ribeirão Preto tiveram seu projeto orientado pelo Departamento de Educação Física de São Paulo, e por isso estruturavam sua pedagogia a partir de jogos, recreação e educação física. Particularmente, também levavam o atendimento pediátrico, odontológico e cuidados básicos de saúde a crianças das classes populares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .