Formação de equipes gestoras:
uma proposta em favor da humanização e da diversidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p379-396Resumen
Esse trabalho apresenta uma experiência de formação de gestores de uma rede municipal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A ação empreendida parte da problemática encontrada pelos técnicos da sede da Secretaria Municipal de Educação de escutar as equipes gestoras das escolas - como grupos responsáveis pela dinâmica de cada estabelecimento - e de compreender os reais problemas enfrentados por elas. Disso decorreram as formações, que tiveram como propósito contribuir para o conhecimento daquilo que efetivamente compõe as faltas produzidas pelo não saber. Os temas escolhidos (humanização e diversidade) trouxeram à tona críticas ao modelo de gestão instituído, ao mesmo tempo em que se coadunaram com perspectivas inovadoras em termos de formação de gestores. Metodologicamente, propõe-se uma abordagem qualitativa de inspiração hermenêutica sobre a prática educativa, em um movimento de análise que supõe a ação-reflexão-ação. O resultado da formação realizada neste formato foi a produção de reflexões, de alteridade e de fazeres coletivos que qualificaram a atuação pedagógica, constituindo uma experiência inovadora tanto no que tange à concepção quanto à prática educacional.
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