A produção de subjetividades na escola:

uma reflexão sobre o poder disciplinar no contexto escolar

Autores/as

  • Sirley Lizott Tedeschi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p181-196

Resumen

Neste artigo, discutimos o poder disciplinar, com seus dispositivos de controle e normalização, presente nos enunciados de professores/as e como esse poder subjetiva os/as alunos/as a partir dos ideais modernos de uniformização e homogeneização. A análise é fruto de pesquisa realizada por meio de entrevista semiestruturada com professores/as que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual. Para a análise dos enunciados dos/as professores/as, tomamos como referência os estudos foucaultianos e mostramos como o poder dos dispositivos disciplinares, postos em ação no currículo escolar, atua sobre os/as alunos/as. Os/As professores/as, capturados/as pelas formações discursivas do poder disciplinar, recorrem à vigilância hierárquica, à sanção normalizadora e ao exame como estratégias para produzir sujeitos com uma identidade única. Ao percebermos que o poder disciplinar age no espaço escolar produzindo subjetividades normalizadas, podemos desnaturalizar a ideia de um sujeito que preexiste às relações de poder e abrir espaços para a produção de múltiplas subjetividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual  de Mato Grosso do Sul.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco.

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

TEDESCHI, Sirley Lizott; PAVAN, Ruth. A produção de subjetividades na escola:: uma reflexão sobre o poder disciplinar no contexto escolar. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p181-196. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/2995. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos