História e cultura africana e afro-brasileira em questão:

considerações no Exame Nacional do Ensino Médio (2009 - 2016)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p419-437

Resumen

O presente artigo analisa a abordagem sobre a história e cultura africana e afro-brasileira nas questões que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2009 a 2016. Tem como objetivo discutir como o ENEM, apresentado como fomentador de uma política de reestruturação curricular, traz abordagens que superem as visões tradicionais étnico-raciais ligadas a um passado escravocrata simplista, como determina a Lei 10639/03. A metodologia utilizada parte do levantamento das questões do Exame, quantificamos e discutimos a temática em questão. A partir do estudo podemos observar o ENEM como um espaço híbrido de convivência entre visões tradicionais sobre a população negra e alguns avanços para além do passado escravista.

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Biografía del autor/a

Jean Mac Cole Tavares Santos, UERN

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes (entre 2012 - 2014).

Francisco José Balduíno da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Graduação em História (2007). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO.

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professor e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Imagens e Ensino. percepções, métodos e fontes (CNPq). Especialização em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Possui Licenciatura em Filosofia pela UNIFEBE e Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano. Suas pesquisas versam sobre o Ensino de História e a cultura visual nos livros didáticos; as imagens como modalidades textuais e de significação para o Ensino de História; o Ensino de História e das religiosidades na Escola Pública; metodologia de pesquisa acerca da cultura visual e das práticas religiosas das comunidades étnicas bizantinas-eslavas (ucranianos) nos espaços de acolhida. 

Publicado

2019-08-29

Cómo citar

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Francisco José Balduíno da; TAMANINI, Paulo Augusto. História e cultura africana e afro-brasileira em questão:: considerações no Exame Nacional do Ensino Médio (2009 - 2016). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p419-437. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3450. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar