Política de assistência estudantil nos três últimos governos:

relevância do Programa de Auxílio Permanência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p503-523

Resumen

Este artigo tem os objetivos de compreender a implementação dessa política e seu financiamento no Brasil, nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e, a partir da perspectiva dos estudantes bolsistas do Programa de Auxílio Permanência de um Instituto Federal de São Paulo, dos anos de 2014 e 2015, a relevância do Programa e os efeitos da Assistência Estudantil percebidos por esses discentes. A metodologia adotada foi de natureza exploratória de cunho bibliográfico e documental, complementados com os dados quanti-qualitativos levantados com base nos questionários. Como resultado da investigação, identificou-se uma avaliação positiva por parte dos alunos envolvidos na pesquisa sobre o Programa de Auxilio Permanência, uma vez que lhes estimulou ao prosseguimento dos estudos. Observou-se também que, para haver maior permanência dos estudantes é necessário que haja outros instrumentos de estímulo aos alunos, além da concessão dos auxílios estudantis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Rita Dantas da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestra em Educaçäo - Universidade Cidade de São Paulo - Unicid - Programa de Pós Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação. Linha: Políticas Públicas em Educação. Assistente Social do Instituto Federal de São Paulo - IFSP.

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí; Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas de educação; planejamento, organização e gestão da educação superior; planejamento e desenvolvimento curricular; universidade particular; formação de professores e implantação de EaD em um curso de Pedagogia.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

SILVA, Ana Rita Dantas da; HAAS, Celia Maria. Política de assistência estudantil nos três últimos governos:: relevância do Programa de Auxílio Permanência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p503-523. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3564. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar