A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL SOB O OLHAR DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores/as

  • Cristiane Heemann

Resumen

A aprendizagem virtual distingue-se dos paradigmas anteriores de educação a distância (EAD) pela capacidade de construir comunidades virtuais, pois os alunos querem vivenciar experiências que envolvam o social. O meio digital é apropriado para promover a aprendizagem, uma vez que os alunos são estimulados a se encontrarem e trabalharem juntos. No entanto, sem a formação de uma comunidade que constrói saberes conjuntamente, nada estará sendo feito de novo. Estudos sobre iniciativas pedagógicas acerca da formação de comunidades de aprendizagem virtual, foco de interesse deste trabalho, são necessários. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é um processo que acontece na interação entre membros de um grupo que constroem conhecimento a partir de uma ação partilhada, destacamos a importância das trocas sociais e do uso de ferramentas para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo. O objetivo desta pesquisa é verificar o processo de formação de uma comunidade virtual de aprendizagem em um contexto educacional online. Para fundamentar essa análise, utilizamos a perspectiva da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978; ENGESTRÖM, 1987; 1997) que é uma estrutura filosófica e interdisciplinar para estudar diferentes formas de práticas humanas (atividade).

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Biografía del autor/a

Cristiane Heemann

Cómo citar

HEEMANN, Cristiane. A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL SOB O OLHAR DA TEORIA DA ATIVIDADE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/688. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos