A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL SOB O OLHAR DA TEORIA DA ATIVIDADE
Resumen
A aprendizagem virtual distingue-se dos paradigmas anteriores de educação a distância (EAD) pela capacidade de construir comunidades virtuais, pois os alunos querem vivenciar experiências que envolvam o social. O meio digital é apropriado para promover a aprendizagem, uma vez que os alunos são estimulados a se encontrarem e trabalharem juntos. No entanto, sem a formação de uma comunidade que constrói saberes conjuntamente, nada estará sendo feito de novo. Estudos sobre iniciativas pedagógicas acerca da formação de comunidades de aprendizagem virtual, foco de interesse deste trabalho, são necessários. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é um processo que acontece na interação entre membros de um grupo que constroem conhecimento a partir de uma ação partilhada, destacamos a importância das trocas sociais e do uso de ferramentas para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo. O objetivo desta pesquisa é verificar o processo de formação de uma comunidade virtual de aprendizagem em um contexto educacional online. Para fundamentar essa análise, utilizamos a perspectiva da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978; ENGESTRÖM, 1987; 1997) que é uma estrutura filosófica e interdisciplinar para estudar diferentes formas de práticas humanas (atividade).Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .