METODOLOGIA DE ENSINO MEDIADA POR REDES SOCIAIS: UMA APLICAÇÃO DO CONTEXTO INTERACIONAL PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS BASEADAS NO FACEBOOK
Resumen
Este artigo descreve uma metodologia de ensino baseada em serviços da rede social Facebook, para aulas presenciais de um curso tecnológico da área de computação. O objetivo foi criar estratégias para as atividades pedagógicas das disciplinas. Tomou-se como base conceitos de contexto interacional sobre configuração contextual, polifocalidade e acessibilidade interacional. A metodologia aborda duas atividades principais: 1) planejamento disciplinar em grupos do Facebook e 2) desenvolvimento das aulas com marcação textual no timeline do grupo (utilizando estratégias de interação próprias professor-aluno fundamentadas nas noções de configuração contextual, polifocalidade e acessibilidade interacional). Pôde-se observar através da aplicação de um questionário uma maior satisfação dos alunos comparada com o uso do Moodle - ambiente virtual com o qual eles haviam trabalhado anteriormente, resultados satisfatórios do uso de aplicativos disponíveis no Facebook especialmente para as atividades pedagógicas e novas perspectivas de interação envolvendo continuidade de trabalhos futuros.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .