AS NOVAS FORMAS DE NARRATIVAS ENCONTRADAS NO BLOG
Resumo
Com a propagação das redes sociais e a expansão do compartilhamento de dados, a internet tornou-se, no século XX, o veículo de informação que mais se desenvolveu em nossa sociedade, mudando costumes, criando culturas e inovando nossa forma de pensar. Dessa disseminação digital, nasceram, em agosto de 1999, os blogs, por meio da utilização do sotfware Blogger, criado pela empresa do nort -americano Evan Williams. O objeto de nosso estudo são os novos tipos de narrativas que começaram a surgir a partir desse novo suporte. Os blogs atribuíram ao usuário ferramentas interativas, permitindo um panorama de criação diferente dos suportes tradicionais, como o papel. Pretendemos investigar as estruturas desse suporte midiático, como se realizam e se sustentam as narrativas nele. Para isso, utilizaremos o instrumental oferecido pela Semiótica de linha francesa (GREIMAS; COURTÉS, 2008), que permite depreender do texto verbal ou não-verbal os sistemas de valores e os elementos constitutivos que alicerçam os efeitos de sentido. Os resultados dessa análise semiótica das estruturas narrativas evidenciaram que os blogs diferenciam se das narrativas tradicionais, porque esses são abertos e dinâmicos, possibilitando a inserção e intervenção, a priori, não controlada de outros destinadores que se tornam, assim, co-autores daquele texto.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .