FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR PARA O PROFESSOR INDÍGENA

Autores/as

  • Marta Regina Brostolin

Resumen

Este texto se propõe a refletir sobre a formação do professor indígena e a construção de sua profissionalidade perante as novas demandas educativas que questionam o lugar/identidade do docente e exige a reconstrução dessa identidade profissional. A discussão parte de um olhar pautado na experiência de professor formador sustentado pelo arcabouço teórico proporcionado pelos Estudos Culturais. O campo empírico limita-se a professores indígenas da Escola Alexina Rosa Figueiredo, localizada na Aldeia Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul. O estudo destaca que as tensões e contradições pelas quais as lutas por representação das identidades são engendradas não podem ser ignoradas na educação e formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Regina Brostolin

Cómo citar

BROSTOLIN, Marta Regina. FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR PARA O PROFESSOR INDÍGENA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/700. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos