FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR PARA O PROFESSOR INDÍGENA
Resumen
Este texto se propõe a refletir sobre a formação do professor indígena e a construção de sua profissionalidade perante as novas demandas educativas que questionam o lugar/identidade do docente e exige a reconstrução dessa identidade profissional. A discussão parte de um olhar pautado na experiência de professor formador sustentado pelo arcabouço teórico proporcionado pelos Estudos Culturais. O campo empírico limita-se a professores indígenas da Escola Alexina Rosa Figueiredo, localizada na Aldeia Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul. O estudo destaca que as tensões e contradições pelas quais as lutas por representação das identidades são engendradas não podem ser ignoradas na educação e formação docente.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .