Literatura de formação e cidadania nos anos 1930: Cazuza de Viriato Corrêa
Resumo
Este trabalho coloca-se no entroncamento entre a literatura, mais especificamente a literatura infantil, a história e a educação e traz uma discussão centrada no romance Cazuza de Viriato Corrêa, que narra, em tom memorialista, a história de um menino e suas experiências escolares – do pequeno povoado onde nasceu até o colégio interno da capital. Editado pela primeira vez em 1938, em pleno Estado Novo, o livro insere-se perfeitamente no amplo projeto que estava empenhado em construir o Estado Nacional e o novo cidadão que a ele convinha – projeto que já começara a ser esboçado logo nos primórdios da República.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .