JOVENS EM RISCO PORTUGUESES INSTITUCIONALIZADOS EM LAR DE ACOLHIMENTO

PERCURSO FORMATIVO ESCOLAR E PROJETO DE VIDA (ESTUDO DE CASO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5485

Palavras-chave:

jovens em risco, lar de acolhimento, formação escolar.

Resumo

O estudo, inserido na metodologia qualitativa (estudo de caso – situacional e institucional), pretende compreender o percurso escolar e autonomia de N=11 jovens portugueses em risco institucionalizados numa instituição de acolhimento -ADME (Castelo Branco) (período de realização do estudo ano letivo: 2021-22). Estabelecemos os seguintes objetivos: analisar perceção dos jovens em risco quanto à sua institucionalização e autonomização; perceber a integração desses jovens em risco no contexto escolar (processo educativo); identificar as dificuldades de aprendizagem desses jovens na sua escolarização; caracterizar o percurso socioeducativo desses jovens relativo ao desempenho e ao rendimento escolar; Determinar a adaptação desses jovens em risco quanto às relações educativas com os seus pares; compreender o papel técnicos da instituição no processo formativo dos jovens; analisar colaboração entre ‘ADME-escolas’; conhecer a construção do projeto de vida desses jovens. Utilizámos as seguintes técnicas de recolha de dados na pesquisa: observação documental (instituição) e participante; entrevistas semiestruturadas aos professores e técnicos da instituição de acolhimento; notas de campo; realização de ‘Focus Group’. Efetuamos uma análise de conteúdo às informações obtidas da observação (notas de campo) e das entrevistas e, posteriormente submetemos ao processo de triangulação tendo os resultados confirmado importância técnicos da instituição no percurso escolar, desenvolvimento das competências de autonomia e projetos de vida dos jovens, para além da boa inter-relação entre ‘ADME-escolas’. Há uma sintonia e colaboração adequada dos técnicos da instituição com a escola/professores ao longo do processo formativo desses jovens em risco e, ainda na construção do projeto de vida e inserção na sociedade.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Braga. Licenciado em Pedagogia/Ciências da Educação na Universidade Pontíficia de Salamanca / Universidade de Lisboa. Mestre em Educação (Área de Desenvolvimento Pessoal e Social) pela Universidade Católica Portuguesa/Faculdade de Ciências Humanas. Doutorado em Educação/Ciências da Educação (Área de Teoria e História da Educação/ História Social da Educação) pela Universitat de les Illes Balears (Palma de Maiorca –Espanha). Professor Coordenador C/Agregação no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação.

Publicado

16-05-2025

Como Citar

MARTINS, Ernesto Candeias. JOVENS EM RISCO PORTUGUESES INSTITUCIONALIZADOS EM LAR DE ACOLHIMENTO: PERCURSO FORMATIVO ESCOLAR E PROJETO DE VIDA (ESTUDO DE CASO). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025022, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5485. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5485. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda