Política Educacional no Contexto do Neoliberalismo
Resumo
Este artigo discute a relação entre políticas públicas educacionais e o neoliberalismo. A narrativa neoliberal, que supõe a produção e a reprodução de valores, imagens e idéias precisa de veículos eficientes para sua efetivação. Nessa perspectiva, pode-se dizer que os processos sociais mais abrangentes de reprodução e os processos educacionais encontram-se intrinsecamente unidos. A educação, desta forma, se apresenta como uma peça indispensável para legitimar o mecanismo de acumulação do capital ao estabelecer por meio de consensos, terminologias e categorias próprias, a reprodução do injusto sistema de classes. Ao invés de se manifestar como um instrumento eficaz para a mudança, fornece os meios e o pessoal necessários à maquinaria produtiva em expansão no sistema capitalista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .