Reflexões sobre o Estado e a Universidade
Resumo
O presente texto faz a discussão da crise por que passam as universidades federais. Para tanto, considera a atual forma de reprodução da sociedade dominada pelo capital e as alternativas de organização numa perspectivas de políticas populares. Assumindo que a Universidade brasileira hoje é uma instituição cada dia mais agredida pela indisponibilidade de verbas pelo escasso interesse da mídia, analisaram-se as tendências políticas de gestão da universidade, uma mais ajustadas as perspectivas do neoliberalismo e outra voltada para os interesses populares. Conclui-se que lutar, nas condições impostas pelo capitalismo tardio, por uma universidade comprometida com os interesses na nação implica o estabelecimento de uma nova relação entre a direção do movimento, em todas as instâncias, e suas bases.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .