Ensino profissionalizante feminino - história da primeira escola pública profissionalizante mista em Sorocaba: escola profissional "Coronel Fernandes Prestes"
Resumo
No final da década de 20, quando a profissionalização do ensino era uma realidade na capital São Paulo, esta prática se ampliava no interior do Estado. Dentro deste contexto, cria-se em Sorocaba a primeira escola pública profissionalizante mista - Fernando Prestes (Lei 1860). Interesses políticos e econômicos levam à fundação dessa instituição, pois, desde o século XIX, o intenso crescimento industrial têxtil sorocabano exigia trabalhadores cada vez mais especializados. Diante desse fato, teve início, em 1929, o Curso de Tecelagem naquela escola profissional. O ensino feminino teve o seu currículo direcionado para a formação em Puericultura e Obstetrícia, contando inclusive com um posto médico onde alunas professoras praticavam atendimento à população carente. Na década de 30, outros cursos foram oferecidos, boa parte direcionada à "economia doméstica e às prendas manuais".Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .