O Ensino na segunda metade do século dezenove: a escola Corrêa de Mello, de Campinas

Autores

  • Mauricéia Ananias

Resumo

Utilizando-se da pesquisa realizada em escritos da época, entre os anos de 1860 a 1889, como jornais e almanaques que circulavam pela cidade e da documentação encontrada sobre a escola Corrêa de Mello, que existiu em Campinas nesse período, pretende-se apresentar a fundação e a existência desse estabelecimento educacional que oferecia ensino gratuito às crianças pobres. O final do século dezenove, no Brasil e na província de São Paulo, foi marcado por acontecimentos que deram novos rumos não só para a economia, mas, também, para a vida política, intelectual e educacional do país. A cidade de Campinas teve papel importante nesse processo. Assim, a construção dessa escola deverá ser entendida dentro desse contexto em transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mauricéia Ananias

Mestre em Educação, doutoranda do Progrma de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Unicamp. Membro do grupo de estudos e pesquisas "História Sociedade e Educação no Brasil" - HISTERBDR"

Como Citar

ANANIAS, Mauricéia. O Ensino na segunda metade do século dezenove: a escola Corrêa de Mello, de Campinas. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 3, n. 1, 2001. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1427. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Estudos