A Paidéia Jesuítica Entre os Itatínes no Século XVII
Resumo
A compreensão da atuação dos jesuítas no Itatim (1631-1659) passa pela história da Companhia e sua relação com a expansão comercial européia. O processo colonial de cristianização implicou no combate aos costumes dos Itatines por meio da educação concebida enquanto catequese e viabilização econômica dos pueblos coloniais. A pedagogia enquanto prática passa pela história, pois não é imune ao próprio tempo. No contexto da contra-reforma, a escola foi o palco da luta para aumentar o rebanho. A abordagem passou pela contextualização das estratégias educativas dos jesuítas, compiladas no Ratio Studiorum (1599). Essas iniciativas coloniais, por parte da igreja católica, produziram diversas orientações para o trabalho com os indígenas e a sua redução (reduciret) à vida “civilizada” no interior dos estabelecimentos missionários na região do Paraguai colonial. Colonizar os índios no Novo Mundo implicou em despovoamento, intolerância e perdas territoriais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .