A VIOLÊNCIA ESCOLAR E SEUS REFLEXOS NO CORPO DOCENTE E DISCENTE
Resumo
A presente proposta de pesquisa consiste em compreender as motivações da violência, culminando em violência escolar e posteriormente seus reflexos apresentados tanto pelo corpo docente quanto pelo corpo discente. Tal proposta tem por inspiração os livros escritos por Flávia Schilling, “A sociedade da Insegurança e a Violência na Escola”, e por Jean-François Blin, “Classes Difíceis: Ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares”, que difundem o tema da violência escolar com veemência e astúcia. No entendimento desta proposta temática está a ideia de que a violência escolar se encontra em constante crescimento e que suas consequências afetam tanto professores quanto alunos fazendo com que a instituição escolar vá se deteriorando e distanciando de seus objetivos prioritários e de sua função socializadora que é educar e construir. O conceito de violência escolar aqui empregado diz respeito a toda e qualquer atitude que vai além dos limites e escapa das previsões prejudicando a comunidade escolar ou contribuindo para que essa se distancie de seu estado estável. Nesse sentido, foi retratado o conceito de violência e de violência escolar além dos reflexos da violência tanto no corpo docente quanto no discente, esperando, assim, contribuir para essa discussão tão necessária e atual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .