Movimentos das identidades e subjetividades na produção de modos de vida
Resumo
Através de revisão bibliográfica, apresentamos autores pós-estruturalistas de amplo uso no campo educacional. Com Deleuze, Foucault e Barthes abordamos a produção de subjetividade nas modas contemporâneas para se pensar uma possível estética da existência que resista à homogeneização. Um primeiro movimento trata a identidade como desfragmentada, partindo da reprodução de um modelo econômico, em que o corpo ocupa um papel central dentro das inúmeras representações visuais veiculadas na mídia. Outro movimento se cria a partir de um fluxo contínuo de mudanças onde a identidade é abordada como mito. Trata-se do pensamento concebido como fora, o qual destrói as imagens através de forças que fazem desse pensar uma máquina, inventando novas subjetivações não atreladas a nenhum kit convencionalizado socialmente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .