Indicações históricas e conceituais para a análise das políticas de escolarização em curso no Brasil
Resumo
Contrapondo-se à visão corrente de que a escola ocidental moderna é uma instituição especializada definida centralmente por propósitos de universalização, o artigo apresenta e problematiza aspectos da produção histórica da escola pública elementar nos contextos europeu e latino-americano, bem como aspectos da expansão escolar no Brasil, destacando a importância da diferenciação da oferta escolar como elemento estruturante da difusão da escolarização como processo de institucionalização. A partir dos quadros históricos discutidos, discorre sobre referências conceituais que devem ser levadas em conta na análise das políticas de escolarização que participam da produção das formas reais de realização social da escola como instituição especializada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .