Estratégias transdisciplinares na construção da consciência do discente universitário
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da transdisciplinaridade, no processo de construção da consciência de discentes vinculados a um Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado. A metodologia de pesquisa foi com base nos referenciais teóricos da complexidade e da transdisciplinaridade, envolvendo três elementos da transdisciplinaridade: os níveis de realidade; o terceiro incluído; e a complexidade. A amostra foi representada por cinco discentes. Constata-se que a transdisciplinaridade implica em dialogicidade, complementaridade, co-implicações, mudanças e transformações dos processos auto-eco-organizadores. Como principais contribuições da transdisciplinaridade no processo de construção da consciência, destaca-se: capacidade de abertura, visão ampliada da realidade, acolhimento ao imprevisível e desenvolvimento pessoal e profissional. Conclui-se que a docência transdisciplinar, fundamentada na consciência, inspira aos sujeitos nova forma de ver, pensar e agir num processo permanente de construção, desconstrução e reconstrução.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .