Psicologia da adolescência e formação docente: outros diálogos necessários
Resumo
O objetivo deste ensaio é refletir sobre as possibilidades e a necessidade de construir uma leitura pós-disciplinar na formação de licenciandos, a partir do diálogo suscitado entre a Psicologia da Adolescência e outras disciplinas/ciências afins. Para tanto, revisito panoramicamente os conceitos de puberdade, adolescência e juventude, nos seus entrecruzamentos e nas linhas tênues que os distinguem, e, também, temáticas contemporâneas que propiciam uma abordagem mais ampla do fenômeno identitário adolescente/juvenil. Proponho que esse diálogo suscite a confrontação da leitura monolítica e dicotômica das ciências, inclusive do mundo “Psi” em suas vertentes individualistas e subjetivistas do ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .