As implicações das relações de trabalho no EaD para a gestão democrática
Resumo
Este estudo tem como objetivo argumentar que as características do trabalho docente, realizado nos cursos a distância, podem comprometer a implantação de processos democráticos no interior das instituições de ensino públicas e, consequentemente, podem afetar a qualidade das formações. Este é um estudo de caso que demonstrou haver um acentuado desequilíbrio entre a força de trabalho que atua nos cursos presenciais e a distância na mesma instituição, na qual o direito ao trabalho somente é garantido a uma parcela dos profissionais da universidade. Não são os recursos tecnológicos que possibilitam a certificação de um número elevado de estudantes nas modalidades a distância, mas a exploração absolutamente precária da força de trabalho, assentada na contratação de bolsistas, que impede a criação de novos postos de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .