A evolução da família numa perspectiva histórica, legislativa e educacional
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p221-241Resumo
Ao longo da História, a família passou por diversas transformações. Com base nas leituras de alguns teóricos do Direito e da Sociologia, a pesquisa visa apontar várias características que deram, a seu tempo, uma moldura distinta aos diferentes modelos de família. Da fase patriarcal até a contemporânea, diversas nuances deram a entender que a família está em desordem. O estudo comenta os Códigos de Hamurabi e de Manu destacando a indissolubilidade do casamento e a obediência ao pater familias. Ressalta o Direito de Família na legislação brasileira que contribuiu para reconhecer a união homoafetiva como entidade familiar. As mutações sociais sugerem uma família recomposta. A pesquisa mostra uma visão educativa no sentido de prevenir a formação dos filhos. A natureza qualitativa da pesquisa apoia-se em obras bibliográficas e artigos da internet. Conclui que a família influencia a educação dos(as) filhos(as) e fortalece a convivência entre parceiros(as).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .