Práticas docentes de tutoria virtual em estágio curricular de educação infantil: contribuições de feedbacks na formação de professores
Resumo
Refere-se a uma pesquisa realizada em um curso de Pedagogia, na modalidade EaD, de uma universidade pública federal que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Aborda as práticas docentes em tutoria virtual na disciplina “Estágio Supervisionado da Educação Infantil”, via Moodle. Objetivou identificar e discutir possíveis contribuições dos feedbacks de tutoras virtuais em diários reflexivos de estágio. Foram objetos de investigação feedbacks de duas tutoras virtuais, realizados em diários reflexivos de estágio, discutidos por meio da análise de conteúdo, na perspectiva qualitativa. Destaca-se que os feedbacks foram colaborativos como ações pedagógicas estimulando os estudantes a reflexão sobre as vivências de experiências no estágio, em especial sobre as realidades da escola de educação infantil e o cotidiano dos fazeres docentes. A tutoria virtual deve ser reconhecida como um trabalho docente relevante no processo de formação inicial de professores, quando esse se desenvolve por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .