Exclusão, assimilação e inclusão de alunos com deficiência intelectual em sala de aula da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p845-864Resumo
As relações sociais vividas por alunos com deficiência intelectual passam por situações de exclusão, assimilação e inclusão. Essas situações, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), são o tema deste artigo. A pesquisa analisa episódios de uma aula, ocorrida em uma turma da segunda etapa da EJA, a qual possibilitou analisar episódios de interações entre três alunos com deficiência intelectual, duas professoras e os demais alunos. O objetivo é descrever e compreender situações de exclusão, de assimilação e de inclusão em uma turma da EJA. Trata-se de uma análise interpretativa dos episódios de sala de aula, as quais revelam que a despeito do acesso à escola, esses alunos, muitas vezes são apenas tolerados e assimilados em sua participação no processo de ensino e aprendizagem. Nos episódios é possível identificar, ainda, comportamentos de desqualificação e intolerância para com esses alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .