Pensamento imaginativo e formação humana na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p709-724Resumo
Propomo-nos, no artigo, (re)tomar a reflexão sobre o tema do pensamento imaginativo e suas implicações para os processos formativos perante o modo de vida contemporâneo. Cientes de que tal objetivo é profundamente complexo e obtuso, faremos recortes epistêmicos em todas as instâncias conceituais do problema: trataremos de alguns aspectos da contemporaneidade a partir de um artigo do filósofo e professor Pedro Georgen; abordaremos a concepção de imaginação a partir de dois filósofos pertencentes a Teoria Crítica – Walter Benjamin e Theodor Adorno – e, por fim, faremos um esforço reflexivo para apontar indicativos acerca da formação humana nesse contexto, especialmente no que diz respeito à capacidade imaginativa, incentivadora da autonomia, do diálogo e da criticidade; todos aspectos vitais para que se estabeleça o que Georgen chama de encontro, caminho sugerido para lidar com os modos de vida nas sociedades atuais.
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