Tauromaquia, aventura e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p885-898

Palavras-chave:

Tauromaquia, Presença, Educação.

Resumo

Este trabalho parte do universo da tauromaquia em Michel Leiris e Pablo Picasso na direção das reflexões de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a educação, especialmente sua preocupação em relação à apatia que os alunos demonstram nas humanidades. A tauromaquia funciona como uma alegoria que porta qualidades para pensar o impulso da coragem, da atenção e do interesse na lida com o conhecimento. Poderíamos falar sobre os alpinistas e a necessidade da concentração no instante, mas a tauromaquia atinge um universo imaginário muito maior, talvez pela sua ancestralidade cultural. De fato, Leiris e Picasso queriam criar como um toureiro diante do touro, aberto ao império do instante e do risco. Desenvolvemos, neste ensaio, algumas considerações sobre a educação como uma aventura do saber, exortando os professores a promoverem abalos intelectuais nos seus alunos.

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Biografias Autor

Fábio Baracuhy Medeiros, Sindicato de Hotéis, Restaurante bares e similares de Florianópolis

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Advogado do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis. 

Ana Maria Hoepers Preve, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduação em Biologia e mestrado em Educação pela UFSC; doutorado em Educação pela UNICAMP na área de concentração Educação, conhecimento, linguagens e arte. Professora adjunta no Curso de Geografia e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

MEDEIROS, Fábio Baracuhy; PREVE, Ana Maria Hoepers. Tauromaquia, aventura e educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 885–898, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p885-898. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3997. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda