Trajetórias de egressos do ensino superior
elementos para uma abordagem psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5048Palavras-chave:
pesquisas de egressos, ensino superior, abordagem psicossocial.Resumo
Este artigo está estruturado em torno de dois objetivos principais: apresentar analiticamente um panorama do campo das pesquisas de egressos do ensino superior, com especial enfoque nos estudos produzidos no contexto acadêmico brasileiro, e chamar a atenção para as contribuições que a adoção de uma abordagem psicossocial tem a proporcionar às investigações estabelecidas nesse campo. No Brasil, só muito recentemente tem havido um despertar mais consistente para a importância do desenvolvimento de investigações com essa temática, mas muito pouco ainda há produzido em termos de discussões teórico-conceituais capazes de subsidiar e orientar a construção de estudos voltados a uma compreensão das experiências profissionais dos egressos. O presente trabalho pretende colaborar com a atenuação dessa lacuna, constituindo-se como um ponto de partida para pesquisadores interessados em pesquisar egressos do ensino superior a partir de uma abordagem psicossocial.
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