Ensino remoto emergencial
o caso do curso de serviço social em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5056Palavras-chave:
ensino remoto, consequência da pandemia no ensino, serviço social.Resumo
O presente estudo, de natureza descritiva, pretende compreender a perceção dos docentes, durante os confinamentos, acerca do tipo de metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação, do impacto no processo de aprendizagem, concretização dos objetivos e competências, dos principais limites e ganhos. O instrumento para recolha de dados foi o inquérito a docentes da licenciatura em serviço social. No que se refere ao processo de aprendizagem verificou-se maior dificuldade de concentração dos alunos e constantes problemas técnicos e de acesso à internet. O distanciamento foi o principal impacto na relação aluno-professor. Os objetivos e competências foram para a maioria parcialmente atingidos, realçando-se a distinção, para a sua concretização, entre aulas teóricas, teórico-práticas e estágio. A aquisição de competências relacionais, de argumentação e exposição oral foram as mais prejudicadas, mas, por outro lado, aprofundaram outras. Assistiu-se a uma transposição das metodologias do ensino presencial para o online com consequências para docentes e discentes.
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